EC Vitória - Rhayner: Analisando o Contratado » Tudo Sobre Esporte Clube Vitória
Atualizado, dinâmico e com responsabilidade
Publicidade do tudo sobre ec vitória

Campeonato Baiano

Dom. 15/03/2015. 16h00 - Mario Pessoa
Newsletter
Receba notícias por e-mail
Postado em 13/02/15

Rhayner: Analisando o Contratado

O “Atacante” Rhayner que é Capixaba começou sua carreira na base em clube do Interior de São Paulo. Vamos abrir uma aspas para apresenta-lo e, com isso, explicar as aspas da posição mencionada acima. “Passou por clubes como Grêmio Prudente, Figueirense e Linense, e foi contratado pelo Náutico em 17 de junho de 2012. Pelo Náutico, jogou 34 partidas pelo Brasileiro de 2012 sem marcar um gol sequer, carência que foi compensada pelo grande número (nove) de assistências que fez. Saiu do Náutico sem marcar um gol, jejum que durou de janeiro de 2011 à abril de 2013”.

Então como tínhamos anunciando, vamos ao longo do ano avaliar as contratações do Esporte Clube Vitória pontuando questões individuais como: física, emocional, técnica, tática e características especificas desses atletas para a posição que costuma jogar e se pode dar certo dentro do Sistema 4-2-3-1 do treinador Ricardo.

 
Então vamos ao que interessa. Pontuação de 1 a 10:

 

 

rhayner treino ec vitoria foto ec vitoria

 POSIÇÃO: Atacante

 

CARACTERISTICAS: Velocidade e Assistência

 

FÍSICO: Nota 8

Atleta tem altura e físico que ajudam as suas características.

 

EMOCIONAL: Nota 7

Acostumado a grandes jogos.

 

TÉCNICA: Nota 7

De bons dribles em velocidade e boa visão no fundo do campo.

 

TÁTICA: Nota 7

Pode render no 4-2-3-1, tanto no extremo e principalmente como lateral

 

FINALIZAÇÃO: Nota 5

É um atleta que se profissionalizou sem lapidar a finalização. Além disso não tem visão de baliza, pois joga de cabeça baixa.

 

VELOCIDADE: Nota 6

É um jogador que sai bem pros lados, mas não tem muita velocidade.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Com Rhayner aumentaremos o poder de velocidade do time e a Competição na função de Extremo, o clube só ganha com isso. No entanto, venho defender uma TESE, que Rhayner só não é o melhor Lateral Direito jogando no Brasil porque ainda não foi testado e colocado na cabeça do jogador que é a melhor posição para as características dele. Notem o histórico do atleta e vão detectar varias assistências, mas não irão encontrar muitos gols. O acompanhei bem no rival e era o melhor marcador do clube, atacava e defendia o flanco com vigor fora do comum e quando chegava no fundo do campo servia atacantes com maestria, fazia diagonais defensiva, mas não fazia diagonais nem curta e nem longa como pede a função de extremo e principalmente atacante, daí, dificilmente entrava na cara do goleiro sozinho. Vamos agora torcer para que ele se dê bem como meia extremo ou, que Ricardo, quem sabe, possa o testar de Lateral Direito e fazer um bom duelo com Nino Paraíba.

 

Entenda um pouco mais do esquema tático utilizado por Drubscky o 4-2-3-1

 

prancheta-4-2-3-1.jpg.pagespeed.ic.xay_PugXuj

 

O Funcionamento padrão de um 4-2-3-1 é a ocupação de espaços na região central da intermediária ofensiva. Daí a importância de se fazer a marcação em linha alta.

 

O Sistema de jogo depende muito do apoio dos laterais aos extremos. Diferente do 4-3-3, onde os pontas voltam com os alas adversários até o final, nesse sistema a marcação não pega individual e sim metade do campo por setor. Manter alinhada sem a bola a linha dos três meias e dos dois volantes, é o principal trabalho do treinador. Evitando que seus jogadores saiam para botes e guardem setor fazendo ocupação zonal.

 

Posições e funções:

 

Dois laterais: Que dependem de como os extremos irão jogar. Apoiam se os extremos abrirem espaço no flanco.

 

Dois volantes: Lado a lado. Dependem da função dos laterais. Apoiam quando a característica dos laterais for defensiva. Cobrem o apoio de laterais de características ofensivas.

 

Um meia centralizado: Pode ser um numero 10 como também um meia atacante. Tem a função de ser um termômetro, acelerar o jogo e cadenciar na hora certa. Fazer tabelas e jogadas de infiltração com o centro avante. Sem a bola alinhar com os extremos.

 

Dois extremos (wingers): São meias ou atacantes de lado de campo que tenha por característica a velocidade, explosão, drible e bom fundamento de passe e cruzamento. Além disso, que saiba fazer a leitura tática na hora das diagonais, tanto entrando driblando, e quando sem a bola. Exemplos: Willian, Marquinhos, Jorge Henrique.

 

Centroavante: Ao contrario da regra. O homem de referencia depende de qualidade técnica, pois com apenas um homem na área não á o porquê de cruzar na área. Suas principais jogadas são de pivô, recuar para retenção de bola, tabelas na entrada da área, abrindo espaços para as diagonais dos extremos, tanto o que vem com a bola por um lado e o que vai receber a bola na diagonal pelo outro.

 

A Estratégia é ter posse de bola, isto explica os cinco homens na faixa do meio campo. Via de regra o time com a bola ataca com quase oito jogadores e quando perde a bola defende com compactação ofensiva.

 

 

 

Por ADSON PIEDADE (@AdsonPower)
Consultor em Tributos e Finanças Pessoais 
Pós Graduado pela Fundação Visconde de Cairú
Analista Tático e Individual no Futebol – Olheiro
Sou Mais VITÓRIA– Desde 19/05/1991 Sem Jogar a Toalha!

Programa ao vivo sobre o vitória

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

AS MAIS ACESSADAS DA SEMANA

  • Presidente do Conselho Deliberativo convoca reunião extraordinária

    Presidente do Conselho Deliberativo convoca reunião extraordinária
    13/03/15

  • Sem mistérios, Amadeu revela que tendência é repetir a equipe

    Sem mistérios, Amadeu revela que tendência é repetir a equipe
    13/03/15

  • Com Amaral poupado, Amadeu esboça Vitória para decisão contra o Colo Colo

    Com Amaral poupado, Amadeu esboça Vitória para decisão contra o Colo Colo
    13/03/15

  • Partida entre Colo Colo e Vitória terá arbitragem de Jailson Macedo Freitas

    Partida entre Colo Colo e Vitória terá arbitragem de Jailson Macedo Freitas
    13/03/15



Mídia

comercial@tudosobreecvitoria.com.br

Imprensa

redacao@tudosobreecvitoria.com.br
Todos os direitos reservados - Não plagie!
Empresa de Publicidade

 

Curta nossa FanPage!